Ferramentas e Conceitos

Sua referência em gestão estratégica, inteligência e competitividade

Pareto

A análise de Pareto, também conhecida como a regra 80/20, considera de forma geral que os itens 20% (ou um percentual pequeno) mais significativos são responsáveis por 80% (ou um percentual grande) do resultado.

Exemplo #1: 20% dos produtos da empresa são responsáveis por 80% de seu faturamento

Exemplo #2: 20% dos defeitos de fabricação respondem por 80% dos pedidos de assistência técnica no período de garantia

80% é um corte usual para reduzir o volume de trabalho para realizar análises por este método, mas se houver dados estatísticos que comprovem que outro percentual (para a análise que estiverem fazendo) é o mais adequado, utilizem o melhor corte.

Exemplo de tabela para análise

Neste caso, trataríamos somente as quatro primeiras notas fiscais, que juntas correspondem a 85,8% do total analisado. Pela análise, 85,8% (um percentual alto) dos valores analisados correspondem a 40% (4 notas fiscais de 10, um percentual baixo) dos itens.

Entendendo melhor, se não há como tratar todos os elementos para realizar uma análise, priorizam-se estes pelo critério que melhor convier (custo, preço, criticidade, localização, ou outro qualquer) e se analisa apenas os 80% mais significativos, que pode ou não ser 20% dos itens.

Nota

O nome “Pareto” tem origem no trabalho do economista italiano Vilfredo Pareto onde ele descobriu que, em seus estudos, 80% da riqueza estava concentrada em 20% da população.

Conteúdo Relacionado

DMAIC

D Define (definir) M Measure (medir) A Analyse (analisar) I Improve (melhorar) C Control (controlar) Inspirada no PDCA, a metodologia DMAIC também trabalha com melhoria contínua e tem foco em processos de negócio. As cinco fases (D-M-A-I-C) 1. Um problema é definido...

read more

PDCA

P Plan (Planejar) D Do (Fazer) C Check (Verificar) A Act (Agir / Corrigir) O PDCA é uma ferramenta de gestão que traz no conceito a melhoria contínua. Ele funciona em loop e nos diz que tudo o que fazemos deve ser antes planejado, depois verificado se o que planejamos...

read more

Matriz GE

A Matriz GE apresenta análise de portfólio de produtos e serviços. Ela nasceu como uma evolução da Matriz BCG (que tem suas variáveis marcadas com um * na tabela abaixo) por considerar a atratividade do mercado (ao invés de somente o crescimento) e por considerar a...

read more