Ferramentas e Conceitos

Sua referência em gestão estratégica, inteligência e competitividade

Gantt

O gráfico de Gantt (Gantt Chart, ou somente Gantt), é uma forma de vermos as atividades do projeto de forma gráfica.

Também é muito simples de se entender.

As atividades são representadas graficamente (normalmente por retângulos, mas podem ser qualquer outra marcação) em uma linha do tempo.

Cada atividade tem a sua linha. Então, temos por exemplo:

Ou, usando um pouco mais de gráficos:

Fiz questão de mostrar essas duas formas, pra mostrar que você não precisa usar softwares caros para montar um gráfico de Gantt. Eles ajudam muito em algumas análises, cálculos e relatórios mas o gráfico em si é algo simples e fácil de ser dominado.

Além de colocar as atividades na ordem, para que fique claro quando cada uma começa (ou termina), normalmente utilizamos setas para mostrar como elas se relacionam.

Por exemplo:

  • A atividade 3 só começa quando a Atividade 2 terminar (colocamos uma seta do final da atividade 2, apontando para o início da 3)
  • A atividade 2 só pode começar quando a 1 começar (colocamos uma seta do início da atividade 1, apontando para o início da atividade 2)

Isso é ótimo no planejamento, mas como acompanhamos no dia a dia?

Eu gosto de pensar em dois Gantts sobrepostos, com cores diferentes. Tem gente que simplesmente pinta os retângulos (das atividades) a medida que vão sendo executadas.

Não importa, desde que o início real, o andamento e a previsão de término (pode ser que leve mais tempo que o planejado, ou até menos!) sejam marcados no gráfico.

Uma coisa que ajuda no acompanhamento com softwares é que ele pega todo o seu planejamento pra frente e “cola” na ultima data de termino real (respeitando o relacionamento entre atividades que você colocou no planejamento). Isso ajuda pra que você tenha uma idéia das datas do que vem pela frente e como isso pode impactar o projeto.

Os softwares mais famosos são o Microsoft Project e o Primavera. Para quem tiver interesse, os fabricantes, além de treinamento, também têm programas de certificação. Esses programas não melhoram necessariamente a sua habilidade ou ajudam no seu trabalho, mas validam o seu conhecimento na ferramenta e podem ser diferenciais em uma entrevista de emprego.

Conteúdo Relacionado

DMAIC

D Define (definir) M Measure (medir) A Analyse (analisar) I Improve (melhorar) C Control (controlar) Inspirada no PDCA, a metodologia DMAIC também trabalha com melhoria contínua e tem foco em processos de negócio. As cinco fases (D-M-A-I-C) 1. Um problema é definido...

read more

PDCA

P Plan (Planejar) D Do (Fazer) C Check (Verificar) A Act (Agir / Corrigir) O PDCA é uma ferramenta de gestão que traz no conceito a melhoria contínua. Ele funciona em loop e nos diz que tudo o que fazemos deve ser antes planejado, depois verificado se o que planejamos...

read more

Matriz GE

A Matriz GE apresenta análise de portfólio de produtos e serviços. Ela nasceu como uma evolução da Matriz BCG (que tem suas variáveis marcadas com um * na tabela abaixo) por considerar a atratividade do mercado (ao invés de somente o crescimento) e por considerar a...

read more